sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ambulantes protestam contra gestão de Geraldo Julio

 
 Ambulantes do Recife realizarão nesta quinta-feira (1º) protesto contra a administração do prefeito Geraldo Julio (PSB).

De acordo com uma nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife, o ato teve por objetivo chamar a atenção da sociedade contra “a falta de diálogo desta gestão municipal e denunciar a inabilidade do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, em solucionar os problemas da mobilidade e acessibilidade”.

 O texto, enviado pelo CLC Coletivo, denuncia ainda a “perseguição e falta de avanço nas negociações entre a Prefeitura da Cidade do Recife e os comerciantes informais”.
 
CARTA AO PREFEITO

Prefeito do Recife, Geraldo Julio, os comerciantes informais do Recife (ambulantes, barraqueiros, camelôs), em união com o SINTRACI (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal do Recife), vem por meio desta, PROTESTAR pela falta de diálogo desta gestão municipal e DENUNCIAR a inabilidade do Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, em solucionar os problemas da mobilidade e acessibilidade, respeitando o direito ao trabalho dos recifenses.

Deixamos desde já claro, que admitimos a necessidade de reorganizar a cidade e nós colocamos como parceiro nesta causa. Porém, não aceitaremos de maneira alguma que o município nós negue o direito ao trabalho estabelecido em nossa Constituição Federal.

A história do Brasil deixou um déficit de emprego enorme em nossa sociedade. Aliada a este problema a falta de uma educação de qualidade nos tirou a possibilidade de uma formação profissional adequada ao mercado de trabalho. O resultado deste histórico é visto nas calçadas de nossa cidade, onde trabalhadores desempregados procuram adquirir a renda necessária ao sustento de suas famílias.

Acreditamos que o Prefeito eleito pelo povo recifense irá cumprir sua promessa de campanha de organizar nossa cidade assegurando a todos os trabalhadores informais a alternativa que não liquide sua renda e a manutenção de sua família.

O Secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, vem tomando posturas diferentes das pronunciadas pelo Prefeito. A retirada dos ambulantes do Alto Santa Terezinha e de Dois Irmãos demonstram a inexistência de interesse deste gestor em procurar alternativas capazes de manter assegurado o direito ao trabalho e a acessibilidade. A postura antidemocrática do secretario municipal, negando-se até a presente data em criar uma mesa de negociação permanente entre lideranças do comercio informal, diretores e delegados do SINTRACI, é um desrespeito ao legitimo sindicato dos trabalhadores.

O Município do Recife não pode criminalizar o comércio informal na busca de urbanizar nossa cidade.

É possível construir os caminhos para a plena acessibilidade e mobilidade assegurando a todos trabalhadores informais sua dignidade.

Reafirmamos perante o Prefeito Geraldo Julio que estamos conscientes da necessidade de transformar esta cidade e nos colocamos como aliados do desenvolvimento para garantir a manutenção de um comércio popular organizado.

Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário